
AR CONDICIONADO
O ar-condicionado vai muito além do conforto, trata-se de um processo de tratamento do ar interior em espaços fechados.
Consiste em regularizar a qualidade do ar interior no quesito temperatura, umidade limpeza e movimento.
Portanto um sistema de ar condicionado inclui em suas funções o aquecimento, arrefecimento e umidificação, renovação ventilação e filtragem do ar, todos trabalhados para o conforto do seu usuário.
“O condicionamento de ar é um dos elementos principais da tecnologia de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado)”
São referidos como ares condicionados os equipamentos destinado ao condicionamento do ar, são os famosos equipamentos mais consumidos no verão.
CLIMATIZAÇÃO
A climatização constitui no processo parecido com condicionamento do ar, mas não inclui a umidificação ou funções dele.
SISTEMAS VRV/VRF
VRV (volume de refrigerante variável) ou VRF (do inglês “variable refrigerant flow”), trata-se de um sistema de ar condicionado central multi-split.
Desenvolvido em especial para aplicação em edifícios comerciais de médio e grande porte, com um sistema multi-spli, ou seja com apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas, podendo a chegar a 64 equipamentos interligados operando individualmente por ambiente, um equipamento versátil e flexível, com expansão modular e adaptável a infraestrutura já existente. O sistema tem por objetivo atender as especificações de um sistema que trabalha a base de água gelada, também conhecido como Water Chiller, tal como a capacidade de acomodar diversos ambientes quanto a possibilidade de quantificar, considerando a simultaneidade de carga térmica no decorrer do dia.O agente refrigerante mais conhecido do sistema é o gás R-410A, este responsável pela retenção do calor e a troca do ar ambiente com o externo, basicamente um sistema de refrigeração com cilos compostos por componentes, que proporcionam um melhor funcionamento onde é possível o retorno do fluido refrigerante para a condição inicial do ciclo.
O sistema conta com a integração do controle disponível na interface com automação própria e Lon Works (protocolo de rede especificamente dirigida ao desempenho, confiabilidade de aplicações de controle) entre outros.
Esses sistema sem dúvida é o melhor na aplicação tendo em vista a conservação arquitetônica, sem alterar as características físicas do empreendimento, com baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico, além de uma mão de obra rápida e limpa, porém é necessária qualificação da mesma, ou o sistema irá operar com deficiência, fazendo com o que o consumo elétrico por exemplo, aumente. Por isso, são poucas empresas que distribuem o equipamento no mercado Brasileiro.
A diferença deste sistema se da no arranjo tecnológico eletrônico com controle do microprocessado, associado á combinação da múltiplas unidades internas em um único ciclo todo interligado. É o sistema mais moderno e versátil atualmente no mercado.
O equipamento além de total qualidade, para controle inclusive de garantia tem seu Start-up(procedimento utilizado para partida inicial dos equipamentos) realizado pela equipe do próprio fabricante, onde são verificadas as condições dos equipamentos e instalações realizadas no período da execução. Importante que para quaisquer equipamentos, devem ser contratados os serviços de manutenção preventiva para que sua garantia prolongue.
SISTEMA INVERTER
A tecnologia inverter, é mais conhecida pelo seu baixo consumo elétrico, e está tornando-se constantemente popular em aparelhos de ar condicionado para uso domésticos.
Para compensação ambiental, o sistema é aliado ao uso de fluidos refrigerantes alternativos, sem potencial de degradação da camada de ozônio.
A tecnologia inverter é a mais econômica em função de apresentar um sistema inteligente que evita o alto consumo energético.
Os aparelhos de split inverter são capazes de atingir a temperatura desejável rapidamente e mantém-se constante com pouca oscilação energética, esse sistema é responsável por controlar a velocidade de rotação dos compressores do ar condicionado, de acordo a necessidade da refrigeração do ambiente.
O equipamento inverter pode gerar a economia de até 60%, com nível de ruído menor, comparado aos tradicionais em virtude da operação interna do sistema que viabiliza a baixa rotação ao operar o compressor quando a temperatura está estabilizada, reduzindo o potencial do ruído.
Quanto ao custo por se tratar de uma tecnologia recente, nem todos os fabricante dispõem dos aparelhos, razão esta que os equipamento ainda são caros , no entanto ao utilizar os mesmos essa diferença se paga na economia de energia.