Empresa especializada em SPDA



A periodicidade desse trabalho é fundamental para garantir bom funcionamento e segurança do estabelecimento contra descargas atmosféricas(raios).

Atualizações da Norma NBR 5419?

A norma anterior de 2005 possuía 42 páginas sendo atualizada em 2015 e ampliada para cerca de 380 páginas, aperfeiçoando detalhes técnicos importantes para segurança e perfeito funcionamento do Sistema de Proteções contra Descargas Atmosféricas.

 Necessidade de elaboração de análise de riscos completa, definindo o Nível de proteção e quais medidas complementares deverão ser adotadas para garantir maior eficiência e segurança para a edificação, usuários, instalações e equipamentos.

 Métodos de proteção: Ocorreram modificações no método de Franklin e Gaiola de Faraday obrigando a reforma e adequações das instalações existentes.

 Condutores de descidas: Redução dos espaçamentos para os níveis de proteção II, III e IV, aumentando a quantidade e qualidade dos materiais utilizados.

 Sistema de Aterramento: O aterramento pontual (arranjo A) foi extraído da norma, onde foi mantido o aterramento em anel (arranjo B) o qual deve estar no mínimo 80% em contato com o solo, circundando a edificação onde é interligada todas as descidas. Foi excluída da norma, a medição da resistência ôhmica do aterramento do SPDA, onde anteriormente o valor máximo sugerido era de 10 ohms, obrigando uma análise para cada caso.

 Proteção dos sistema elétricos e eletrônicos internos: Novidade na norma, voltado à proteção de equipamentos eletroeletrônicos com a utilização de dispositivos de proteção contra surtos (DPS, arranjos de aterramento e equipotencialização).

Principais Dúvidas Sobre SPDA

1- No que consiste o laudo de SPDA?

O laudo de SPDA, tem a função de relatar as condições da operação do sistema instalado no local. Através da vistoria, a GH+ elaborará o relatório contemplando uma análise do sistema instalado, sua eficiência, seu estado de conservação, realização de medições no sistema de aterramento, e por fim um relato fotográfico sobre a inspeção e medições realizadas com notas orientativas e recomendações, se for o caso, sendo emitido um atestado de CONFORMIDADE ou NÃO CONFORMIDADE do sistema inspecionado em conformidade a ABNT NBR 5419/2015. Contate-nos e saiba mais.

2- Qual a importância do Laudo de SPDA?

Para controle dos riscos, condomínios e empresas devem manter um laudo atualizado, considerado documento obrigatório emitido com base na ABNT NBR 5419/2015, para atendimento às legislações e fiscalizações. Nele deve constar informações relevantes sobre as atuais condições de toda a instalação do Sistema de Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da localidade.

3- A GH+ também faz a execução das adequações e manutenção do SPDA?

Sim, a GH+ além de oferecer serviços de elaboração de laudos e projetos, também conta com um corpo técnico especializado para execução das devidas adequações e manutenção do sistema, para que sempre esteja em perfeito funcionamento. Solicite um orçamento.

Solicite seu orçamento preenchendo o formulário ao lado e responderemos em breve